Manutenção da Corrente

Uma manutenção simples, porém muito importante.

Criei esse post pois citei no relato do Brevet 600 (Clique para ler o relato)  o problema da corrente ficar pulando e só depois eu percebi que poderia ter ficado na mão pois o pino poderia ter escapado de vez e eu não teria como consertar na hora.

A corrente estava pulando porque tinha um link torto e ao passar pelo cassete enganchava no pinhão maior o que causa o pulo da corrente, conforme é possível ver nas fotos abaixo o link torto e na foto lateral o pino quase saindo, fiquei impressionado como não quebrou.

Link torto
Link torto
Pino quase saindo
Pino quase saindo

Remoção do link

Removendo o link
Removendo o link
link descartado
link descartado

Apesar da corrente ser prata, só vi powerlink preto para corrente de 10 velocidades.

Powerlock Sram 10 vel.
Powerlock Sram 10 vel.
Detalhe do powerlink
Detalhe do powerlink

Colocar o powerlink é simples, e se você fizer um pouco de força até consegue fechar na mão, porém a corrente lubrificada dificulta um pouco a tarefa.

No mercado é possível encontrar alicates para abrir e fechar powerlink, similares ao modelo abaixo que tem as duas funções, ou mesmo separados e nesse caso teria que ter dois alicates (um para fechar e outro para abrir), sabemos que ferramentas especializada são um pouco mais caras que ferramentas mais “comuns”.

Alicate para powerlink conjugado (abre e fecha)
Alicate para powerlink conjugado (abre e fecha)

A maior parte das bikeshops vende apenas os canivetes de allen com alguma outra chave conjugada que são muito uteis quando se está pedalando devido ao tamanho reduzido é fácil de carregar e pode ser útil em uma emergência, mas para uso em uma manutenção em casa ou na oficinal, não são tão legais de usar por causa do tamanho e formato do canivete, então encontrar uma ferramenta mais especializada para bicicleta como esse alicate é um pouco mais difícil.

Uma alternativa muito mais fácil de encontrar em qualquer loja de ferramentas são os alicates de anéis, pois possuem bico fino que encaixa corretamente no link da corrente, em relação ao custo apenas um alicate de anel será mais barato que um alicate de powerlink, claro que isso também depende da marca, pois há ferramentas e FERRAMENTAS, mas um alicate de qualidade razoável que não seja o mais caro vai dar conta do recado, e se quiser abrir e fechar o powerlink irá precisar de dois alicates de anel, um alicate para anel interno que serve para abrir o powerlink e um alicate para anel externo que serve para fechar o powerlink.

No meu caso, comprei só um alicate de 7″ para anel externo de com o bico reto.

Alicate 7" para anel externo
Alicate 7″ para anel externo
Alicate 7" para anel externo
Alicate 7″ para anel externo

Me desculpem pela última foto ter ficado tremida, mas ela serve para mostrar o encaixe do alicate dentro do powerlink, é só fazer um pouquinho de força e pronto, corrente consertada, já posso pedalar denovo 🙂

Encaixe do alicate na corrente
Encaixe do alicate na corrente

Bom pedal…até a próxima!!!