Malabike Improvisada

Qual ciclista que nunca ouviu algum tipo de reclamação na hora de colocar a bike no bagageiro de um ônibus?

Não sei com vocês, mas comigo já aconteceu algumas vezes, no momento em que estou comprando a passagem o atendente do guichê diz “Se não conseguir embarcar com a bicicleta, não devolvemos o valor da passagem”, na plataforma de embarque já escutei coisas como “Sua bicicleta só vai porque o ônibus tá vazio” ou “Espera, tenho que verificar com o fiscal se você pode embarcar”, também já aconteceu o absurdo de um motorista cobrar uma “taxa” a mais para levar a bicicleta. Mas calma, nem sempre isso acontece muitas vezes o embarque é bem tranquilo mesmo com o bagageiro do ônibus lotado.

No último carnaval fiz uma pequena cicloviagem, Caminho do Frei Galvão, por ser feriado e a possibilidade de encontrar o terminal Tiete cheio, achei prudente levar a bicicleta em uma malabike, então, estou deixando uma dica da maneira que arrumei para improvisar uma malabike para não ter dor-de-cabeça no momento do embarque, ao chegar no destino é só desembalar e descartar em qualquer lixeira.

Já viajei de ônibus com a bike embalada dessa maneira duas vezes, e nas duas não tive problemas, mas eu não recomendo o uso dessa malabike improvisada para viajar de avião, justamente pela maneira “carinhosa” como os carregadores do aeroporto tratam as bagagens.

Então vamos lá, a lista de material é:

  • 1 caixa de papelão de qualquer tamanho, você vai cortar algumas partes dela
  • 1 ou 2 camaras de ar velhas, você deve ter uma jogada em qualquer canto
  • 1 rolo de fita adesiva larga (50mm)
  • 2 tiras de compressão para mochila, essas tiras são vendidas em lojas de camping
  • 2  sacos de lixo de 200 litros, esse saco de lixo é feito de um plástico bem grosso, se for para speed 2 sacos são suficientes, para uma mtb 29er irá precisar de 3 sacos.
  • plástico bolha

 

Material Malabike Improvisada
Material Malabike Improvisada

Conceito

Essa malabike funciona como um envelope e para evitar que se rasgue durante o transporte, a parte externa não sustenta o peso da bicicleta, a função de sustentar o peso será feito pelas duas tiras de compressão.

Preparando a bicicleta

Nessa etapa, cada um faz da maneira que achar melhor, eu tomo alguns cuidados como, proteger com plástico bolha e papelão partes que podem ficar raspando, pelo mesmo motivo também tiro as blocagens das rodas e as levo em uma sacola separada, por fim prendo uma roda de cada lado do quadro amarando com os pedaços da câmera velha, ao prender as rodas eu tento me certificar que elas vão sustentar o peso do quadro suspenso, mantendo a coroa afastada do chão para evitar que algum dente entorte.

Fixar a roda de forma que o disco de freio fique afastado do quadro
Fixar a roda de forma que o disco de freio fique afastado do quadro

Alça para transporte

Aqui entram as duas tiras de compressão, essas tiras possuem um passador em uma das pontas, esse passador trava a fita quando tensionado, para fazer a alça, você deve amarrar a ponta sem passador de uma tira no canote, e a segunda tira você deve prender na mesa, mas dessa vez utilizando a ponta do passador.

Fixar as tiras pra fazer uma alça
Fixar as tiras pra fazer uma alça

Envelope

O sacos de lixo serão utilizados para criar uma “lona”…ahh…antes que eu me esqueça, você pode utilizar um plástico qualquer comprado por metro, eu optei por esse saco de lixo pois achei mais resistente devido a espessura do plástico e também muito mais barato. Para embalar uma speed dois sacos são suficientes, mas para uma mtb 29er além dos dois sacos, será necessário utilizar metade de um terceiro saco.

Comece cortando a solda no fundo dos sacos e depois corte uma lateral, para a 29er, um terceiro saco ao meio e utilize a parte superior (sem solda) abrindo a lateral.

Malabike (7a)
Abrir o saco de lixo cortando o fundo e a lateral

Para unir os sacos, sobreponha as bordas alguns centímetros e coloque alguns pedaços de fita adesiva no sentido transversal e depois um pedaço de fita no sentido longitudinal, por todo o cumprimento da emenda, vire o plástico e faça o mesmo do outro lado, dessa forma e emenda irá fica resistente o suficiente para não abrir durante o transporte.

 

Posicionar as bordas sobrepondo alguns centimetros
Posicionar as bordas sobrepondo alguns centimetros
Passar a fita adesiva nos dois lados
Passar a fita adesiva nos dois lados

Posicione a bicicleta centralizada em relação as laterais, deve ficar uma folga para dobrar o plástico, também é preciso marcar as passagens das tiras da alça, você deve medir em que ponto a alça ira “chegar” no plástico e reforçar esse ponto com um pouco de fita adesiva antes de fazer um corte, o reforço com a fita adesiva nesse ponto impede que o corte continue abrindo.

Posicionar a bicicleta
Posicionar a bicicleta
Marcar a passagem das tiras
Marcar a passagem das tiras

Agora é só terminar de fechar o envelope dobrando e colando com fita adesiva.

Fechar o envelope com fita
Fechar o envelope com fita
Malabike pronta
Malabike pronta

Espero que seja útil para alguém.

Bom pedal, e até a próxima.