Leitura Também é Aventura

Quem nunca quis fazer uma grande viagem, fazer algo diferente do turismo “comum”, fazer uma aventura, e claro depois de tudo contar para todo mundo suas histórias, os lugares que visitou, as coisas que aprendeu, seus medos e angustias, falar sobre pessoas que conheceu no caminho, os perrengues que passou, as diferentes culturas que viu e seus pequenos e verdadeiros momentos de felicidade em sua jornada.

Muitos viajantes e aventureiro produzem um rico material em suas viagens, diários, fotos, vídeos e blogs, alguns quando terminam suas aventuras criam uma compilação dos momentos mais importantes de sua viagem e disso nasce um livro, um grande relato de sua viagem.

Pensando nisso, estou criando uma nova seção aqui no blog chamada Leitura Também é Aventura, o principal objetivo dessa seção é dar dicas de livros interessantes que relatam uma grande viagem, nessa seção não vou falar apenas de livros que tem algo a ver com ciclismo, mas sim de grande viagens, expedições e aventuras, blogs de viagens que relatem o dia-a-dia de seus autores também podem aparecer por essas bandas.

Em breve vou publicar o primeiro post sobre um livro que estou lendo, mas enquanto isso não sai, eu gostaria de chamar a atenção para a produção literária, na verdade eu gostaria de falar que se você pretende comprar um livro, em que é fácil o contato com o autor tente ver se existe a possibilidade de comprar o livro diretamente com o autor, se a possibilidade existir você irá ajudar o autor a ganhar um pouco mais pelo seu trabalho, pois está tirando do meio do caminho a livraria que ganha dinheiro sem fazer praticamente nada.

Calma, não fiquem com raiva, as livrarias têm sua participação, e ajudam na distribuição, afinal, ainda temos pessoas que não compram nada pela internet e as livrarias ajudam principalmente nesta hora, mas caso você compre pela internet é muito mais vantajoso se você comprar diretamente com o autor, afinal você consegue geralmente um preço melhor ou equivalente, ganha marcadores, livros autografados, e consegue falar diretamente com quem escreveu tudo aquilo, tirar dúvidas e mantém um relacionamento agradável.

Acompanhar o autor de perto ainda te dá a vantagem de, se gostar da obra, conseguir saber dos novos lançamentos, onde o autor estará para conhece-lo pessoalmente, promoções e muitas outras oportunidades.

O mercado literário nacional ainda é um pouco injusto com o autor, e o único jeito de tentarmos mudar tudo isso é entendendo como ele funciona, afinal, todo mundo quer ter um lucro neste meio, mas em quem, você leitor, está investindo? Na livraria ou no autor? Pense nisso!

Para escrever esse post de apresentação dessa nova seção eu contei com a ajuda da minha amiga escritora Vanessa Sueroz, que me ajudou explicando e escrevendo toda a parte que fala das vantagens de comprar o livro diretamente com o autor, abaixo ela explica um pouco sobre a distribuição do custo de um livro, o link de seu blog está disponível aqui ao lado na seção Vale um Click.

No vídeo abaixo ela explica como funciona a distribuição do dinheiro que você leitor, gasta ao comprar um livro, e diferença clara do que acontece quando você compra um livro com o autor e com a livraria, principalmente quando o autor ainda é um pouco desconhecido e enfrenta mais dificuldades por não ter apoio de marketing e divulgação.

Hoje a livraria é que leva a melhor parte da pizza, ficando com nada mais nada menos do que 50% do valor pago pelo livro, em alguns casos – que não vamos citar nomes para não ficar chato – levam até 60% do valor.

O autor por sua vez consegue pegar sempre a menor parte onde varia de 8% a 20%, e para chegar em 20% o autor tem que ser um best-seller indispensável para a editora.

No vídeo explica tudo isso e mais um pouco utilizando com exemplos concretos.

Para os aventureiros que estão pensando em publicar suas viagens em livro, no blog da Vanessa tem uma página com várias dicas interessantes, clique aqui para ver.

Boa leitura e até a próxima!!